Maria Fumaça em Apiúna

Maria Fumaça

terça-feira, 30 de julho de 2013

Reunião discuti com a comunidade os passeios do Trem

A   reunião  que  teve  início as 19:30 hs foi  organizada pelo Núcleo Regional Vale do Itajaí  - NuRVI, da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária – ABPF em parceria com a Vila Franzói em cujas dependências  foi  realizada.
Registramos a presença de  representantes da Prefeitura Municipal de Apiúna, Têxtil Brandili, Ativa Rafting e Tirolesa de ibirama, Vila Franzoi,  Lanchonete do Jean, comerciantes autônomos e populares da  região.
A condução  da reunião coube  ao Coordenador Regional Administrativo do NuRVI, Sr. Otávio Georg Jr, que  iniciou discorrendo acerca das  benesses turísticas   que poderão advir mediante a reativação do  trem, não só à localidade de Subida, mas, para todo o município de Apiúna  e adjacências.
Em virtude  desta reativação, o Sr. Otávio sugeriu ao representante da Prefeitura o máximo de empenho no sentido de  obter  solução para o tratamento do lixo doméstico que é jogado pelos moradores á margem da  ferrovia, além da  canalização de um esgoto  que corre a céu aberto ao lado da  rampa de  embarque do  trem. Georg Jr agradeceu e  reiterou a necessidade de obtenção de duas cargas de brita para a  área de embarque  evitando a  formação de lama.
A Sra. Rita da  Ativa Rafting   discorreu acerca das  dificuldades pelas  quais o  setor de turismo está  passando  não só em Apiúna mas em toda a  região  em função da  pouca  informação existente ao longo das  rodovias e estradas. Estas,  as estradas também são péssimas no sentido de levar as pessoas que desejam  conhecer as belezas  naturais da  região, dizendo  que deveria    haver maior seriedade por parte do poder público neste sentido, uma  vez  que são recebidas  pessoas de  todos  os lugares do Brasil  e até  de países  estrangeiros. A  Sra. Rita também fez  críticas ao fraco ou até inexistente sinal de internet na   região de Subida e adjacências. Numa  era em que tudo e todos se comunicam e  realizam transações  pelo meio eletrônico, solicitou maior empenho por parte do poder público no sentido de viabilizar este sinal.
Georg Jr reiterou que até no  trem, no ano de 2012 já houve   visita de   22  Ingleses, sendo  que novamente neste ano serão  recebidos  grupos de  fora  do  Brasil, e  citou  que unidos e  em parceria certamente estes problemas  poderão ser sanados. Evidenciou que no momento o  trem não tem recursos para  resolver alguns  problemas de  estrutura de acesso e   precisa  de auxilio, uma vez  que a  própria estrutura  viária da   ferrovia carece ainda de vários melhoramentos.
Salientou também da necessidade  de  estrutura de segurança ao longo da  Estrada Geral de Subida, nos dias  em que se  realizam os  passeios, tendo em vista a pouca disponibilidade de passeios ao longo desta via, solicitando apoio a Vila Franzoi e a própria Policia Militar.
Foi aventada novamente a  hipótese de futura utilização da antiga  estação de subida para inicialmente, restaurada, possa  servir de  local para informações turísticas para o visitante  que viaja  ao longo da BR 470,  que é o principal meio viário utilizado pelos  turistas Argentinos. Sonho por  enquanto, mas, nem tão impossível de  se realizar, foi a  conclusão a   que  chegaram os   presentes.
O secretário do NuRVI, Luiz Carlos Henkels se manifestou acerca do licenciamento do  trem, que no momento está  com toda a documentação em dia, e  reiterou  que sua movimentação  tem apelo meramente  histórico  cultural, sem lucro para seus   sócios, cujo trabalho é   exclusivamente voluntário em prol da memória da  ferrovia e  do trem,  e  que momentaneamente, realmente  precisa da ajuda de todos para se efetivar  como alavanca turística para a  região.
O secretário de turismo de Apiúna, Sr, João Maba se  colocou a disposição para efetivar as melhorias solicitadas  reiterando que a própria Prefeitura precisa se  estruturar   dentro das  novidades que  estão surgindo, mas, precisa  se  reportar  às normativas existentes, em função de dotação orçamentária.

As 21:50 hs, Otavio Georg Jr. deu por encerrada a  reunião  agradecendo em  especial a Vila Franzoi pela disponibilidade de  espaço e pelo café ofertado e por fim agradecendo a presença de todos. Reiterou que  o trem em muito  quer ajudar a  incrementar o  turismo  na  região, apostando  na união de  todos em prol do assunto.

Um comentário: